Eis aqui uma questão que muitos de certeza já se questionaram!
O pedalar
mais rápido em mudanças mais pesadas, na teoria, é a receita ideal para
se chegar ao resultado sonhado, certo?
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Sim. No entanto, um bom pedal não
se restringe apenas entre estes 2 factores.
Uma técnica errada de
nada vai adiantar, pedalar como uma hélice e ter a força de um
tanque. O esforço será em vão. Puro desperdício.
Ombros e cotovelos em
movimento, joelhos para fora, mãos muito tensionadas...tudo influencia na
performance. Existem detalhes que podem ajudar a transformar em
velocidade a força total que se aplica enquanto pedala.
Como se concentrar na técnica antes de pensar na velocidade:
- Aumente a cadência aos poucos
Encontre
uma mudança confortável na qual pode pedalar a 90 rpm. Aos poucos,
aumente o ritmo para 100, 110 e, em alguns momentos, 120. Ao atingir
esse ponto, coloque uma mudança mais leve e repita a sequência.
Com o
passar dos treinos, vai estar mais forte e (o melhor) vai se
parecer muito mais com um profissional. Outra estratégia é resistir em
aumentar a mudança nas descidas e quando o vento estiver favorável
neste caso, aproveite a força da mãe natureza para treinar uma
cadência mais rápida.
- Treine com mudanças pesadas
Ao dominar o
exercício anterior, comece a fazer trabalhos intervalados, com pequenos
tiros de 1 minuto. Mas atenção: não ceda à tentação de usar mudanças
pesadas e deixar a cadência entre 80 e 90 rpm. Mantenha a cadência em
torno de 110 rpm nesstes trabalhos.
Além de aumentar o limite
anaeróbio e a força, este formato também exige coordenação e condiciona o
sistema vascular e as fibras musculares. Isso, sem exigir
demais dos ligamentos e tendões, o que é óptimo, principalmente para quem
está a começar a se dedicar com mais afinco.
Começando devagar e
pedalando suave, fica mais fácil concentrar todo o trabalho nas pernas,
deixando os ombros e os braços relaxados o suficiente para se cuidar
apenas em manter a direcção da bike.
Mantenha o abdómen contraído e
evite deixar o peso se concentrar na parte da frente da bicicleta. Estas
dicas são válidas para sempre, na velocidade e na mudança que se
conseguir pedalar.