quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Aumenta a cadência ou coloca mais força nos pedais?

Eis aqui uma questão que muitos de certeza já se questionaram!

O pedalar mais rápido em mudanças mais pesadas, na teoria, é a receita ideal para se chegar ao resultado sonhado, certo? 


Continua »»»»»
Sim. No entanto, um bom pedal não se restringe apenas entre estes 2 factores.

Uma técnica errada de nada vai adiantar, pedalar como uma hélice e ter a força de um tanque. O esforço será em vão. Puro desperdício. 


Ombros e cotovelos em movimento, joelhos para fora, mãos muito tensionadas...tudo influencia na performance. Existem detalhes que podem ajudar a transformar em velocidade a força total que se aplica enquanto pedala.

Como se concentrar na técnica antes de pensar na velocidade:

- Aumente a cadência aos poucos
Encontre uma mudança confortável na qual pode pedalar a 90 rpm. Aos poucos, aumente o ritmo para 100, 110 e, em alguns momentos, 120. Ao atingir esse ponto, coloque uma mudança mais leve e repita a sequência.


Com o passar dos treinos, vai estar mais forte e (o melhor) vai se parecer muito mais com um profissional. Outra estratégia é resistir em aumentar a mudança nas descidas e quando o vento estiver favorável neste caso, aproveite a força da mãe natureza para treinar uma cadência mais rápida.

- Treine com mudanças pesadas
Ao dominar o exercício anterior, comece a fazer trabalhos intervalados, com pequenos tiros de 1 minuto. Mas atenção: não ceda à tentação de usar mudanças pesadas e deixar a cadência entre 80 e 90 rpm. Mantenha a cadência em torno de 110 rpm nesstes trabalhos. 


Além de aumentar o limite anaeróbio e a força, este formato também exige coordenação e condiciona o sistema vascular e as fibras musculares. Isso, sem exigir demais dos ligamentos e tendões, o que é óptimo, principalmente para quem está a começar a se dedicar com mais afinco.

Começando devagar e pedalando suave, fica mais fácil concentrar todo o trabalho nas pernas, deixando os ombros e os braços relaxados o suficiente para se cuidar apenas em manter a direcção da bike. 


Mantenha o abdómen contraído e evite deixar o peso se concentrar na parte da frente da bicicleta. Estas dicas são válidas para sempre, na velocidade e na mudança que se conseguir pedalar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...