Como também já tinha feito referencia as (CXR 80 aqui). Uma coisa que a Mavic fez muito bem pensado, foi levar em consideração o formato do pneu na hora do desenvolvimento da roda.
Continua:
A empresa desenvolveu uma tira de plástico que é encaixada na lateral da roda e uniformiza do desenho da roda até chegar no pneu.
De acordo com a empresa isto cria uma superfície totalmente regular, que não gera turbulência (que cria arrasto aerodinâmico) de forma alguma.
Isso faz com que a roda melhorasse bastante, e também a performance com vento lateral. De acordo com a empresa é a melhor aerodinâmica do mercado com ventos laterais.
Detalhes sobre o acabamento no pneu
De acordo com os testes realizados em túneis de vento, esta mudança na parte superior das rodas traz uma diferença significativa na aerodinâmica.
Isso porque a roda fica com um formato de “gota” perfeito, sem imperfeições que modifiquem o fluxo de ar. Isso faz também com que a passagem do ar pela roda seja muito mais suave e fácil ao longo de todo o perfil da roda.
O material plástico que é uma fita, que é maleável, portanto vai se deformar junto com o pneu quando passar por um buraco e vai voltar logo ao normal.
Devemos ver várias destas rodas com perfil de 80mm durante as provas de Contra-Relógio do Tour, que começa já este sábado dia 30
Vídeo dos testes do túnel de vento a que as rodas foram sujeitas:
CXR 80: from concept to reality from Mavic on Vimeo.
Fotos de todo este processo: