sábado, 19 de maio de 2012

O capacete sem entradas de ar de Mark Cavendish! Sabem para que serve?

Quem acompanhou a etapa de ontem do Giro d’Itália, viu que quando faltavam 25km para o final, Mark Cavendish trocou de capacete por um sem “furos” (entradas de ar).

Cavendish é conhecido por ser bastante atencioso aos detalhes. Ele gosta de tirar o máximo de proveito possível de tudo que ele puder. Este caso do capacete é simplesmente mais dessas situações.


Continua
De acordo com testes realizados nos túneis de vento, o capacete sem entradas de ar, faz com que um ciclista economize 20 watts para se manter a 70km/h. Velocidade que geralmente os ciclistas atingem durante o sprint (e muitas vezes ultrapassam).

Pode não parecer muita coisa, ainda mais num tempo tão curto… Uma chegada geralmente dura 10 segundos. Porém, nas chegadas, muitas vezes 1 centímetro faz uma enorme diferença diferença.

ATENÇÃO: A conta a seguir não é científica é um mero exemplo!!!!

Vamos supor que um sprinter coloca 2.000 watts durante um sprint. 20 watts são equivalente a 1% do total da potência gerada pelo ciclista.

Se ele economizar esse 1%, ele vai atingir os 70km/h com 1.980 watts (2.000w-20w). Portanto, como ele consegue empurrar 2.000 watts no pedal, dá uma certa diferença.

 Vejam:

Se fizermos uma simples “regra de três”:

1.980W —– 70km/h
2.000W —– X

O resultado dá 70,71km/h. Ou seja, em tese, nesta simples conta, o ciclista ganha quase 1km/h usando o capacete tapado e isto pode ser o suficiente para vencer uma etapa.

Muitas vezes em sprints, a diferença entre a velocidade máxima do vencedor para o segundo lugar, fica por volta de 1 km/h. Portanto, não estou a dizer que essa vai ser a solução da vida dos sprinters e que todos devem a partir de agora usar capacetes fechados, nada disso, porque também á muito mais factores como é óbvio.

Mas que faz uma pequena diferença, pode fazer uma grande diferença, lá isso pode!!!

Como eu disse, esta conta não é nenhum estudo científico. Mas exemplifica uma pequena mudança que pode ter um grande efeito no resultado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...