segunda-feira, 2 de abril de 2012

Quedas e mais quedas e os sobreviventes

O Tour de Flanders, é conhecida por ser uma prova cruel, fez jus ao seu nome e derrubou muita gente, inclusive o maior favorito do dia Fabian Cancellara, que acabou com uma clavícula partida

 O Spartacus este domingo foi ao tapete

Este foi o final trágico da temporada de clássicas de 2012, tão esperada por Fabian Cancellara. O ciclista suíço, também conhecido com o Gladiador “Spartacus”, super especialista em clássicas, acabou sofrendo uma queda relativamente estúpida a 61km para o final da prova e partiu a clavícula em três sítios


Continua
Logicamente tirando-o da Paris-Roubaix (para a semana que vem), a mais difícil das clássicas do calendário UCI. De acordo com a equipa médica o ciclista, da Nissan-Trek. Cancellara dever passar por uma cirurgia para reconstruir a clavícula.

Numa outra queda estúpida, o ciclista Sebastian Langeveld  da (GreenEdge), foi tentar se posicionar na frente do pelotão passando por cima da guia e acabou acertando num espectador que estava a assistir em cheio. O ciclista voou e acabou tendo também uma clavícula partida.

 O desenrolar da prova

Uma prova que desde o início foi marcada por uma série de ataques. Porém, como ainda estavam na parte da prova onde as estradas eram largas e planas, nenhuma fuga conseguiu uma vantagem considerável.
Somente quando o pelotão passou pela cidade de Zerkegem e as estradas ficaram estreitas, que uma grande fuga acabou se formando. Um grupo com 15 ciclistas, representando 14 equipas escapou do pelotão.
 
Com aproximadamente 100km para o final da prova, a fuga estava com uma vantagem de 4m30s para o pelotão.

Quedas e mais quedas e os sobreviventes

Acho que nos últimos 80km de prova, a força da gravidade na Bélgica aumentou um bocado, Porque eu nunca vi tantas quedas, ate me estava a doer só de estar a ver.

Muitas, muitas quedas, inclusive a de Cancellara, foram eliminando boa parte dos favoritos do dia. Além de Cancellara, também caíram, Philippe Gilbert, Boasson Hagen, Sebastian Chavanel, Peter Sagan, todos sendo favoritos, caíram, mas continuaram na prova, menos cancellara.

O que facilitou bastante a vida de Tom Boonen, que teve sorte de escapar das quedas e ainda contou com a excelente forma em se encontra.

 
A fuga decisiva

No grupo de sobreviventes das quedas, após um ataque de Alessandro Ballan (BMC), uma pequena e definitiva fuga se formou. Nela estavam Ballan, Boonen e Filippo Pozzato.

Essa fuga seguiu até o fim. Nos últimos 2km, Ballan tentou alguns ataques para se livrar de seus adversários, mas Boonen estava muito bem , assim como Pozzato. O grupo acabou indo para a meta e Boonen venceu a indiscutivelmente.

Classificação

2012 Tour of Flanders top 10
1  BOONEN, Tom (OMEGA PHARMA-QUICKSTEP)             6:04:33
2  POZZATO, Filippo (FARNESE VINI - SELLE ITALIA)   
3  BALLAN, Alessandro (BMC RACING)                   
4  VAN AVERMAET, Greg (BMC RACING)                   
5  SAGAN, Peter (LIQUIGAS-CANNONDALE)               
6  TERPSTRA, Niki (OMEGA PHARMA-QUICKSTEP)          
7  PAOLINI, Luca (KATUSHA)                          
8  VOECKLER, Thomas (EUROPCAR)                      
9  BRESCHEL, Matti (RABOBANK)                       
10 CHAVANEL, Sylvain (OMEGA PHARMA-QUICKSTEP)    
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...