segunda-feira, 12 de março de 2012

Gente para tudo...

 Historia muito caricata á gente mesmo para tudo, e este senhor então...

 Em 1947, Pierre Brambilla estava tão desgostoso por ter perdido a amarela na última etapa que pura e simplesmente enterrou a bicicleta no quintal junto da sua casa. Insólito? Só quando a desenterrou para a vender...

 
Continuar

Pierre Brambilla, suíço de nascimento, foi um corredor que se notabilizou nas grandes provas do ciclismo internacional, nomeadamente no Tour de France após a 2.ª Guerra Mundial de 1939-1945.

Contemporâneo de Jean Robic, de Louison Bobet, de Raphael Geminiani, de Fausto Coppi, de Gino Bartali, de Ferdi Kubler, de René Vietto, de Stan Ockers e de tantos outros, Pierre Brambilla, que veio a adquirir mais tarde a nacionalidade francesa, era um corredor sempre bem disposto, mas ao mesmo tempo muito impulsivo na maneira de correr e sobretudo muito extravagante.

Bom trepador, chegando mesmo à vitória na classificação da montanha no Tour de France de 1947, era conhecido no pelotão por se insultar a si próprio e denegrir a sua própria imagem, quando as etapas não lhe corriam de feição.

Foi o que lhe aconteceu na Volta a França de 1947, quando alinhou para a última etapa, entre Caen e Paris, com a camisola amarela vestida. Após um ataque bem sucedido de Jean Robic, que veio a ser declarado o vencedor desse Tour, Brambilla não teve forças para aguentar o andamento imprimido na etapa, sendo relegado para o 3.º lugar da classificação geral final.

Desgostoso, Pierre Brambilla abriu um buraco no jardim de sua casa em Grenoble e … pura e simplesmente … enterrou a bicicleta com que tinha participado nesse Tour de 1947. Quando acabou de enterrar a bicicleta, exclamou: “Fizeste-me sofrer demasiado e não me deste a vitória no Tour de France. Por isso, tens que ser punida!”. 
 
Dois meses mais tarde, um seu conhecido, com ambições a corredor, perguntou-lhe onde podia adquirir uma bicicleta de competição por um preço acessível. Pierre Brambilla, com um sorriso nos lábios, disse-lhe para ir a sua casa no dia seguinte, pois tinha um modelo que lhe iria servir na perfeição.
Desenterrou então a sua bicicleta, lavou-a e limpou-a, oleou-a e conseguiu vendê-la ao seu conhecido por 3.000 francos.

Realmente á gente para tudo muito bom.

 José Magalhães Castela
 (Extraído do livro Mês Quatre Vérités de Raphael Geminiani. Editions Jacob-Duvernet)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...