sexta-feira, 30 de março de 2012

Anemia em atletas

                                         ANEMIA EM ATLETAS


Continua
A expressão "anemia causada pela prática desportiva" é usada para descrever um possível efeito do treino na diminuição de hemoglobina a níveis próximos da anemia clínica (12 g/ dl para mulheres e 13 g/dl para homens), com maior incidência entre atletas de provas de resistência.
  A hemoglobina do sangue combinada com ferro é responsável pelo transporte de oxigénio às células, permitindo a libertação de energia para o exercício. A perda de ferro diminui as reservas desse mineral, prejudicando a síntese de novas hemácias (globos vermelhos).


  Estudos demonstram a perda de sangue entre atletas, pelo balanço negativo de ferro no organismo, pode ser causado pela hemólise (destruição de hemácias); pelo traumatismo mecânico, nas actividades em que o indivíduo sustenta o peso do corpo sob pancadas dos pés na superfície do solo; perda de ferro pelo suor; e aumento do volume plasmático, causando aparente queda dos níveis de hemoglobina. Além disso, o ganho de massa muscular aumenta a necessidade de ferro (esgotando as reservas) e podem ocorrer sangramentos gastrointestinais em etapas de longa distância.
 Em corredores, tem sido sugerida também uma menor absorção de ferro quando comparada a da população em geral, especialmente quando esse ferro é não-heme e está acompanhado de uma dieta rica em fibras (que podem prejudicar a absorção de ferro), o que pode explicar também a maior carência de ferro entre atletas vegetarianos.
 Uma dieta rica em carnes auxilia o combate a essa situação de anemia, sendo necessária, em alguns casos, a suplementação.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...