quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO DESCANSO

                               A IMPORTÂNCIA DO DESCANSO



Um dos aspectos mais negligenciados por praticantes de ciclismo/btt - em especial aqueles que participam de competições - é o descanso, ou recuperação. Às vezes por ignorância, às vezes por negligência, a recuperação é deixada de lado. Entretanto, poucos realmente conhecem a verdadeira importância do descanso na performance de um atleta.

O princípio da sobrecarga

Para que um treino produza respostas positivas no nosso corpo, devemos submetê-lo a um determinado esforço de exercícios. Isso naturalmente vai causar cansaço e fadiga. Com a recuperação, ou seja, o descanso, o nosso organismo vai reagir posteriormente com uma melhora no nível da condição física.
 O corpo passou por uma adaptação e ganhou condicionamento. Repare que é após os treinos, durante a recuperação, acontece a compensação, ou seja, é na recuperação que se "ganham" os treinos.
"Se compararmos o nosso músculo com um muro, um treino forte provoca rupturas em várias carreiras de tijolos. Precisamos de descanso para que o nosso metabolismo repare os danos causados nos tijolos. Nosso organismo se previne e repara o muro com novos tijolos para deixar o muro ainda mais resistente e forte temendo novos danos. É assim que ganhamos condicionamento", explica o professor de Educação Física e especialista em fisiologia, Marcelo Hendel.
E quanto deve ser este descanso? ou 1 pausa


 Aqui reside a experiência do atleta. É preciso que o atleta se conheça bem. Vários factores influenciam a quantidade de horas de recuperação. Atletas mais novos se recuperam mais rapidamente, assim como os atletas mais condicionados. Provas do tipo Ironman, Ultramaratonas, provas por etapas e corridas de aventura exigem um cuidado especial já que algumas pessoas podem levar até 60-90 dias para se recuperarem. De qualquer forma, após alguma prova, por mais curta que seja, o atleta deve dedicar um ou mais dias para descanso total.

Descanso activo:

Uma forma de descanso eficiente é o chamado Descanso Activo, que é um treino muito, muito leve feito no dia seguinte a treinos aeróbicos (tiros, sprints). Os batimentos não devem passar de 60% de sua FCmáx (frequência cardíaca máxima) e a duração do exercício deve ser bem curta. (1hora máximo) em cadencia, e muito leve girando as pernas sem esforço, longe das subidas.

Semana de férias:

Alguns treinadores, organizam  os treinos dos seus atletas de forma que a cada três ou quatro semanas, eles tenham uma semana de descanso. Não se trata de descanso absoluto, mas sim de uma semana em que o atleta se submete a cerca de 50% do volume e intensidade de treinos a que ele está acostumado a realizar. Atletas muito jovens ou acima dos 35 anos podem ter uma semana de treinos reduzidos a cada duas semanas de treinos duros, segundo Friel.

Treinar, treinar e treinar sem descanso é desperdiçar energia vital, viver em estado de stress, perder rendimento em provas e correr grande risco de evoluir para overtraining, e, ainda pior, sofrer uma lesão e aí sim, ficar muitas semanas, talvez meses, sem poder treinar e competir.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...